O mercado brasileiro de M&A (fusões & aquisições) está voltando a ficar aquecido, recuperando-se da queda observada em 2023. O setor de TI (tecnologia da informação) esteve entre um dos mais ativos e visados pelo investidor nacional.
Parte desse movimento encontra justificativa nos incentivos fiscais de legislações como a Lei do Bem (Lei nº 11.196/2005) e a Lei de Informática (Lei nº 13.969/2019). Ambas estão contribuindo com o desenvolvimento de pesquisa e novas tecnologias no país.
Para ficar atualizado sobre esses assuntos, confira um panorama do que aconteceu até março de 2024 nesses segmentos, bem como o que esperar para os próximos meses.
Boa leitura!
Destaques até março de 2024
O mês de fevereiro de 2024 contou com grandes movimentações — tanto no Brasil quanto no exterior — que impactaram o desempenho econômico de diversos setores. Confira os principais acontecimentos do período!
Queda do mercado de M&A em 2023
O valor total das operações de fusões e aquisições caiu 15% em 2023, atingindo 3,2 bilhões de dólares — o ponto mais baixo em uma década. Esse declínio reflete a cautela dos negociadores devido a altas taxas de juros, mudanças regulatórias e incertezas macroeconômicas.
Além disso, os múltiplos das transações atingiram seu menor nível em 15 anos, com uma média de 10,1 vezes o EBITDA (earnings before interest, taxes, depreciation and amortization). Porém, é esperado que os ativos não transacionados em 2023 impulsionem as negociações em 2024.
Comissão aprova projeto de lei que reduz incentivos para montadoras
Em dezembro de 2023, a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados aprovou o PL (Projeto de Lei) nº 4003/2021. Trata-se de uma proposta para extinguir os incentivos fiscais dados às montadoras instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Segundo o texto aprovado, os benefícios em vigência serão diminuídos gradualmente ao longo de 5 anos — até acabarem. Os parlamentares favoráveis ao PL defendem que esses incentivos são ineficientes, complexos e, por exemplo, não impediram a saída da Ford do país em 2021.
Safra compra Guide marcando sua maior expansão no varejo
O mês de fevereiro de 2024 foi marcado pela compra da Guide Investimentos pelo banco Safra. Anteriormente, a instituição havia enfrentado desafios ao tentar estabelecer uma presença no mercado de varejo.
Com essa aquisição, o banco incorpora aproximadamente 20 bilhões de reais em ativos sob custódia. O cenário é resultado de uma série de aquisições prévias realizadas pela Guide. Ela também traz uma ampla rede de escritórios credenciados, com agentes autônomos, expandindo o Safra Invest.
OneVerse adquire a Spartan Poker
No cenário internacional, a empresa de tecnologia de metaverso e jogos, OneVerse, adquiriu a startup de poker online Spartan Poker. O movimento é parte de um projeto de investimento de 120 milhões de dólares em fusões e aquisições direcionadas a empresas de jogos de dinheiro real na Índia.
O Spartan Poker é uma das maiores plataformas de poker online no país asiático, contando com mais de 2 milhões de usuários registrados. Nos últimos dois anos, a companhia gerou receitas de 200 milhões de rúpias — perto de 12 milhões de reais. A compra solidifica a posição da OneVerse como um polo de inovação no setor.
Expectativas para abril de 2024
Até aqui, você conferiu os acontecimentos mais importantes do Brasil e do mundo até março de 2024. Agora, é hora de analisar as perspectivas para os próximos meses e as oportunidades que podem surgir no mercado.
Não deixe de conferir!
O possível primeiro IPO de 2024
A Compass, empresa do grupo Cosan que atua na distribuição de gás natural, está estudando a abertura de seu capital na B3 (a bolsa de valores brasileira). Com um aumento significativo no lucro líquido no terceiro trimestre de 2023, a empresa desperta interesse de investidores.
Embora o IPO já tenha sido considerado em 2020, ele foi cancelado devido às condições de mercado por conta da pandemia de covid-19. A avaliação da companhia pode ultrapassar 30 bilhões de reais, refletindo a confiança do mercado na empresa e nos seus ativos.
Emissão de debêntures de infraestrutura
Com a transformação do PL nº 2646/2020 na Lei Ordinária nº 14.801/2024, diferentes tipos de empresas podem emitir debêntures de infraestrutura. Elas visam financiar projetos de infraestrutura, produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Uma vantagem significativa desse mecanismo é que ele permite ao emissor das debêntures uma economia na tributação. É possível deduzir valores específicos do cálculo base para o IR (Imposto de Renda) e para a CSLL (a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
Lei do Bem e Lei de Informática
Nos últimos 18 anos, a contribuição da Lei do Bem para projetos de pesquisa e desenvolvimento já ultrapassou a marca de 205 bilhões de reais. A iniciativa tem sido um pilar no suporte e crescimento de empresas que estimulam a inovação tecnológica e o avanço científico no país.
Empresas de TIC (tecnologia da informação e comunicação) também podem se beneficiar com a Lei de Informática, que foi prorrogada até dezembro de 2029. Logo, é válido observar os resultados desses setores que possuem grandes chances de expansão.
Avanço do M&A nos EUA e Europa
Conforme dados da Dealogic, os volumes de fusões e aquisições nos EUA subiram 59%, o equivalente a 431,8 bilhões de dólares. Já os negócios europeus tiveram um aumento de 64%, enquanto os volumes da Ásia-Pacífico caíram 40%.
Ao todo, os volumes totais de fusões e aquisições globalmente aumentaram 30%, atingindo cerca de 755,1 bilhões de dólares no primeiro trimestre de 2024. Potenciais cortes nas taxas de juros e um mercado com sinais de alta podem revelar oportunidades de investimento únicas.
Nesse contexto, fazer um due diligence contribui para uma tomada de decisões orientada e acertada. Afinal, o processo ajuda a identificar riscos e oportunidades, garantindo que o investimento seja realizado de forma segura e lucrativa.
Este informativo apresentou os acontecimentos mais significativos do mercado de M&A até março de 2024. Mantendo-se informado sobre as tendências e as expectativas para os
próximos meses, você pode se organizar melhor para não perder nenhuma oportunidade.
Você precisa de uma assessoria para participar do mercado de M&A ou aproveitar incentivos governamentais em diferentes segmentos? Fale conosco!
Commenti