Buscar

Observatório Galapos

Na terça-feira, 3 de maio, aconteceu a primeira edição presencial do Observatório Galapos, um evento exclusivo para clientes e parceiros da Galapos para trocarmos experiências e conhecimento e evoluirmos juntos. O evento recebeu a participação de André Lauzana (CFO do Modal) e Fabiano Ferreira (co-founder da W2 e Head de New Business & Products do MaaS).


O Observatório Galapos foi criado para conectarmos clientes, visões empreendedoras e vivências diferentes, com o objetivo de compartilharmos conhecimento e podermos criar um espaço para aprender e evoluir juntos. Na primeira edição, contamos com dois participantes especiais, membros do Banco Modal e do Modal Mais, com experiências extremamente relevantes no mercado financeiro.


Abordamos assuntos relacionados a open finance e a evolução de ecossistemas financeiros, e apresentamos a estrutura do Modal as a Service, solução do Modal para empresas que buscam criar suas estruturas de banking. Fernando Spadari (CEO da Galapos) conduziu a conversa com o André Lauzana e Fabiano Ferreira, realizando um bate-papo imersivo e proporcionando uma troca dos painelistas com nossos clientes e parceiros e as lideranças da Galapos que estavam presentes, num ambiente rico para conexões.


OVERVIEW DO EVENTO


A conversa começou abordando a evolução do mercado financeiro e o open banking, principalmente trazendo como hoje estamos em um momento que permite a criação de ecossistemas financeiros, onde é possível que empresas se conectem com instituições para atenderem mais e melhor seus públicos. Com a transformação digital e o avanço das soluções financeiras, as empresas podem agregar essa oferta aos seus clientes através de parcerias, onde colaboração é mais que competição.


André Lauzana, CFO do Modal, compartilhou sua percepção sobre esse momento e o universo de possibilidades que se abrem para as empresas criarem e melhorarem suas soluções.


“O que eu gosto de usar como premissa é, justamente, se vamos colaborar em prol de algo que todos acreditam. Vamos colaborar em cima de algo que todos tem como um propósito e tem competência para fazer? Então, juntar para ter escala, juntar para ter melhorias e juntar principalmente para criar diferenciais e experiências para o cliente final.” - André Lauzana

Uma das inovações comentadas no bate-papo e proporcionadas pela revolução no ecossistema financeiro é o Open Baking e a possibilidade de empresas participarem da gestão financeira dentro desses ecossistemas, se comportando também como agentes, e utilizando da informação e conhecimento sobre seus clientes para entregar uma solução mais personalizada e assertiva. A tecnologia surge como uma aliada, possibilitando a implementação dessas ferramentas dentro do próprio ambiente e plataformas da empresa, mantendo sua linguagem e identidade. Ademais, com o open finance, esses ecossistemas permitem que as empresas acessem um dinheiro que estava no mercado financeiro, nas mãos de terceiros.


“Não precisamos dominar o mundo, a gente só quer participar dele. E quando você participa ou orquestra um ecossistema, de fato você consegue construir coisas relevantes e importantes.” - Lauzana

Em continuidade ao papo e mostrando a facilidade do MaaS em plugar essas soluções nas empresas, Fabiano trouxe sua percepção e fez a apresentação dos serviços do Modal as a Service. O MaaS se trata dessa solução que o Modal tem hoje para facilitar que as empresas tenham estruturas de banco dentro das suas próprias operações, oferecendo mais alternativas para seus clientes e fornecedores, e se caracterizando então como um ecossistema rico em novos nichos e estratégias a fim de englobar produtos que podem ser ofertados para seus clientes, como soluções de crédito, seguros, consórcios, investimentos e muito mais.


O Modal as a service está conectando fintechs e trazendo soluções como ecossistema aberto, melhorando o contato com seu cliente.


“A tendência é naturalmente uma nova transformação nessa vertical financeira, para empresas fazerem parte daqueles ecossistemas. O que a gente tá trazendo aqui, com o MaaS, é um conjunto de ferramentas prontas para serem plugadas. A gente junta 10 startups, 10 empresas que foram adquiridas, cada uma com uma vertical diferente, simplifica e, diz: ‘participe você também e faça você a gestão do que antes estava na mão de umas 3, 4 ou 5 instituições no mercado.’ [...] O legal do as a Service é que você não precisa se preocupar, você não precisa entender de crédito, de seguro, de financiamento, e de tecnologia. Estamos aqui para você poder ativar um pouco e melhorar a sua participação nesse ecossistema.” - Fabiano

Encerramos o evento com algumas colocações sobre macroeconomia em decorrência principalmente do ano eleitoral e das consequências para o cenário político e econômico no país.


Foi uma honra receber nossos parceiros do Modal e nossos clientes nessa que foi a primeira edição do Observatório Galapos. Agradecemos a todos que compareceram, realmente foi um encontro muito especial para evoluirmos juntos.


Já aproveitamos também para deixar no radar que o Observatório Galapos contará com próximas edições, então fiquem ligados que será em breve essa nova oportunidade para conectarmos e evoluirmos juntos!


SOBRE OS PAINELISTAS


André Lauzana é CFO do Banco Modal e possui mais de 25 anos de atuação no mercado de seguros. Hoje, é o responsável pela estruturação das áreas de Parcerias, Novos Negócios e Seguridade, com uma atenção especial para o Modal as a Service, braço de infraestrutura whitelabel do banco para plugar soluções financeiras em empresas.



Antes de se juntar ao Modal, Lauzana foi VP comercial e de marketing e CFO da SulAmerica, onde ficou 9 anos. Antes disso, foi CFO da Icatu Seguros entre 2006 e 2011 e CFO da Prudential do Brasil de 2002 a 2006. Formado em ciências contábeis pela UFRJ, com pós-graduação em seguros pela IAG/PUC RJ e MBA pela Coopead/UFRJ, Lauzana acumula também passagens por Brasilcap, Companhia de Seguros Aliança do Brasil e KPMG.


Já Fabiano Ferreira, partner no Banco Modal e Head of New Business and Products no MaaS, é um executivo com ampla experiência em marketing e tecnologia, atuando em mercados bem dinâmicos e inovadores.


Com participação ativa nos setores financeiros, seguros, tecnologia e de telecomunicações, Fabiano já trabalhou ao lado de grandes profissionais, aprendendo bastante e contribuindo ativamente na transformação de negócios. Sendo um grande entusiasta da pesquisa, desenvolvimento e criação de novos negócios, sempre esteve focado no aprendizado contínuo para entender, diagnosticar, e melhor atuar a fim de colher resultados ainda melhores.


Ao longo de 20 anos, esteve envolvido na geração de valor atuando em diversas áreas como:


- Transformação Digital e Inovação Incremental

- Marketing de Produtos e Ofertas

- Desenvolvimento de Novos Negócios

- Planejamento Estratégico, Tático e Comercial

- Construção de Times de alto desempenho

- Criação de Plataformas Digitais e Negócios Disruptivos

- Gestão e Operação de Canais comerciais Remotos, Virtuais e Físicos

- Inteligência do Negócio orientado a resultados


Para saber mais sobre o Observatório, nos siga nas redes sociais ou entre em contato no contato@galapos.com.br