top of page
Buscar

KPIs financeiros: entenda o impacto na performance do negócio!

As empresas precisam monitorar métricas para entender seus resultados e identificar ajustes necessários. Nesse contexto, os KPIs financeiros podem auxiliar na análise de desempenho, na tomada de decisão e em outros aspectos vitais para a gestão.


Portanto, é preciso saber qual é o potencial desses instrumentos, quais são os melhores KPIs para cada momento ou tipo de empreendimento, bem como o seu impacto na gestão. Assim, a estratégia de análise de KPIs se torna mais eficaz, contribuindo para a longevidade e o crescimento da empresa.


Neste artigo, você aprenderá o que são os KPIs financeiros e descobrirá como eles podem impactar a performance do negócio. Boa leitura!


O que são KPIs financeiros?


KPI significa key performance indicator — ou, em tradução livre, indicador-chave de desempenho. Trata-se de métricas claras e mensuráveis que podem ser usadas para avaliar o desempenho financeiro do negócio.


Logo, os indicadores são ferramentas que permitem entender o impacto das ações e estratégias adotadas pela companhia, sendo capazes de verificar os retornos obtidos em cada uma delas. Então os KPIs financeiros viabilizam a análise de desempenho por meio de dados objetivos.


Quais são os principais KPIs para as empresas?


Agora que você já sabe o que são os KPIs financeiros, é importante conhecer os principais deles para incluir na gestão. Confira!


Fluxo de caixa


Um dos KPIs essenciais para a gestão é o demonstrativo de fluxo de caixa. Ele evidencia a relação entre as entradas e as saídas de dinheiro da empresa, representando a saúde financeira do negócio. É possível dividir a métrica em análises mais específicas, por exemplo:


  • fluxo de caixa das atividades operacionais;

  • fluxo de caixa das atividades de investimento;

  • fluxo de caixa das atividades de financiamento.


Faturamento


O KPI de faturamento é simples. Ele foca em compreender quanto a empresa arrecada por período, somando todas as receitas. A métrica oferece um resultado bruto, mostrando como está o desempenho do negócio em termos de vendas.

Nesse contexto, a gestão pode dividir a análise para tornar o acompanhamento mais preciso e detalhado. É possível verificar o faturamento por canais de distribuição, produtos e categorias de produtos. A forma de coletar essa informação depende das características da empresa e dos objetivos da avaliação.


Lucratividade


Considerando o objetivo de conquistar boas margens de lucro, comum entre os negócios, vale mencionar o KPI de lucratividade como uma ferramenta para conhecer esses resultados. Para tanto, é preciso considerar a relação entre o lucro líquido e a receita bruta.

Para identificar o lucro líquido, basta subtrair todos os custos e despesas do faturamento. Com esse processo, a gestão consegue ter uma visão realista de quanto, de fato, o negócio está lucrando com as operações.


Ticket médio


Outro KPI essencial é o ticket médio, que tem a função de demonstrar o resultado médio das vendas realizadas. O valor é obtido dividindo o faturamento total pelo número de vendas do intervalo de tempo em questão.


Ainda, há outros KPIs relevantes, como:


  • liquidez;

  • endividamento;

  • margem de lucro;

  • rentabilidade.


Qual é a importância dessas métricas para o negócio?


Após conhecer os principais KPIs financeiros que as empresas podem adotar, é o momento de saber como eles impactam na performance do negócio.

Saiba mais!


Análise de progresso dos objetivos


O planejamento financeiro da empresa deve incluir metas de curto, médio e longo prazo. Elas orientam as estratégias do negócio e permitem alcançar o desenvolvimento desejado. Porém, para que as metas sejam efetivas, é necessário ter métodos de verificação dos resultados.


Nesse sentido, os KPIs financeiros são formas de monitorar o progresso dos objetivos e entender se as práticas adotadas estão gerando resultados positivos.


Identificação das áreas de melhoria


Além de auxiliar no monitoramento das metas, os KPIs fornecem uma visão objetiva da saúde financeira da empresa por meio de dados numéricos. Com isso, eles destacam os pontos de possíveis problemas e as oportunidades.


Os indicadores podem revelar, por exemplo, as áreas em que os custos estão altos ou em quais setores há a possibilidade de aumentar os ganhos. Logo, monitorar e analisar regularmente esses KPIs permite às empresas a correção rápida das falhas, antes que elas se agravem.


Impulsionamento da eficiência operacional


Os KPIs financeiros também ajudam a empresa a melhorar a eficiência operacional, oferecendo métricas sobre o desempenho. Os resultados fazem com que a gestão identifique áreas onde estão ocorrendo desperdícios e ineficiências, encontrando oportunidades de melhoria.


Com base nessas informações, a empresa pode implementar estratégias para otimizar processos, reduzir custos e alocar recursos de forma mais eficaz. Como resultado, há como ganhar eficiência operacional, enquanto fortalece a saúde financeira e o crescimento sustentável.


Orientação das decisões financeiras


Os KPIs são ferramentas que permitem um entendimento mais aprofundado para a gestão financeira da empresa. Desse modo, eles orientam as decisões, oferecendo uma base para a análise e monitoramento dos resultados.


Considere que as métricas auxiliam os gestores a entender melhor o impacto das decisões financeiras em toda a organização, permitindo avaliar a eficácia das estratégias implementadas. A partir disso, a gestão pode fazer mudanças e otimizações.


Dessa forma, a partir do uso dos KPIS, a gestão direciona os recursos de forma estratégica, seja para ampliar as áreas com maiores lucros, seja para fortalecer aquelas que estão com resultados abaixo da expectativa.


Agilidade na gestão


Por fim, o monitoramento constante dos KPIs proporciona mais agilidade para a gestão financeira. Como você viu, esses instrumentos oferecem mais autoconhecimento para as lideranças, fornecendo dados atualizados sobre o desempenho do negócio.


Com o uso de ferramentas e sistemas adequados, a empresa consegue se adaptar

rapidamente às mudanças do mercado e se manter competitiva em um cenário de constante evolução. Além disso, as análises dos resultados podem ser automatizadas, trazendo ainda mais facilidade para a rotina.


Como você pôde ver, os KPIs financeiros são ferramentas úteis para a gestão do negócio, sendo capazes de oferecer muitos benefícios para a performance da empresa. Portanto, selecione as métricas mais adequadas para a empresa e explore as vantagens dessa análise.


Você precisa de ajuda para definir e acompanhar os KPIs financeiros? Esse serviço faz parte da consultoria financeira da Galapos. Entre em contato para saber mais!

Comentários


bottom of page