Galapos assessora Finor em venda para a Artefact | Deal Announcement
- admgalapos
- há 6 horas
- 3 min de leitura
Galapos, especialista em fusões e aquisições (M&A), braço do Investment Banking da XP, foi responsável por assessorar a Finor ao longo de toda a transação
A Artefact Brazil, braço nacional da francesa Artefact, provedora global de serviços de consultoria em dados e inteligência artificial (IA) para grandes empresas, anunciou essa semana a aquisição da Finor, empresa brasileira de consultoria em dados e IA especializada no setor de Bancos, Serviços Financeiros e Seguros (“BFSI”). A Finor contou com a assessoria da Galapos, especialista em fusões e aquisições (M&A) e responsável por conduzir todas as etapas do processo.
De acordo com Carlos Morais, cofundador e especialista em M&A da Galapos, a empresa teve como objetivo facilitar a troca de informações e a negociação entre as partes, dando transparência à transação para todos os sócios da Finor, até o acordo definitivo com a Artefact Brazil.
— Conseguimos ajudar as lideranças da Finor a manter os olhos e esforços no dia-a-dia do negócio até que a transação fosse concluída — explica.
Conforme Carlos, o setor de tecnologia e inteligência artificial está bastante aquecido nos últimos anos, concentrando transações de altos valores e expandindo o mercado. Um dos fatores para essa movimentação é a busca por profissionais qualificados na área.
— No caso da Finor, é um grupo que reúne na mesma empresa as habilidades de matemática, finanças e tecnologia, criando uma expertise única e capaz de auxiliar grandes grupos financeiros a resolver problemas complexos. De outro lado, boa parte dos empreendedores nesse tipo de negócio é de uma geração e de um perfil que tem abertura para conversar sobre a venda da empresa — analisa.

A aquisição, realizada por meio da subsidiária brasileira da Artefact, fortalece a liderança já estabelecida da empresa na América Latina e posiciona a companhia na vanguarda da transformação impulsionada por IA para serviços financeiros.
Fundada em 2020 em Porto Alegre pelos professores Tiago Filomena e Guilherme Kirch, da UFRGS, a Finor já entregou projetos transformadores para clientes no Brasil e nos Estados Unidos, incluindo Edenred, IFC-World Bank e Bradesco. Os casos de uso abrangem modelagem de risco de crédito, gestão de ativos e passivos, otimização de portfólio, detecção de fraudes e gestão de receitas. A aquisição incorpora quase 30 profissionais altamente qualificados em IA ao time da Artefact na América Latina, que deve chegar a 250 colaboradores até o final de 2025.
Para André Fonseca, CEO da Artefact no Brasil, a combinação única da expertise setorial e da excelência tecnológica da Finor fortalece a capacidade de atender clientes de bancos e seguradoras na América Latina.
— Juntos, podemos entregar a próxima geração de soluções em IA e consolidar a Artefact como o ecossistema de serviços de IA mais impactante da América Latina — afirma.
Tiago Filomena, cofundador e CEO da Finor, também celebrou a parceria.
— Desde a nossa criação, focamos em impacto, confiança e talento. A parceria com a Artefact nos permite escalar nossa missão e ajudar instituições financeiras a adotar a IA de forma responsável, com resultados transformadores no Brasil, na América Latina e nos Estados Unidos — destaca.
Com a expertise da Finor e as capacidades globais da Artefact, a parceria deve ajudar bancos e seguradoras a acelerar ganhos de eficiência, otimizar a tomada de decisão e desbloquear novas oportunidades de crescimento. A oferta conjunta também enfatiza práticas responsáveis de IA: construir confiança por meio de transparência e a garantia de segurança e confiabilidade.
Vincent Luciani, cofundador e presidente executivo da Artefact, reforça que o acordo posiciona a IA como catalisadora de práticas bancárias sustentáveis e responsáveis, alinhando inovação com impacto de longo prazo.
— Os avanços recentes em tecnologias de IA generativa e em IA Agente, projetada para orquestrar automação desde micro tarefas até fluxos de trabalho de ponta a ponta, permitirão que a entidade combinada, Artefact com Finor, entregue soluções inovadoras em todo o setor BFSI. Estamos em uma posição única para ajudar nossos clientes a capturar todo o potencial da IA — finaliza.
Com 15 anos de experiência em M&A, a Galapos ressalta que um dos fatores mais importantes para transações de sucesso é respeitar as janelas de oportunidade que o mercado apresenta, incluindo movimentações internacionais, lançamentos de novos produtos e tecnologias e até fatores sazonais. Por isso, é importante que empresas estejam atentas a sinais, como essa transação, que podem acelerar determinados segmentos e aquecer o mercado de fusões e aquisições.
Estamos muito orgulhosos de fazer parte desse nova fase da Finor.
A Galapos é a especialista em M&A da XP, e já assessorou em mais de 100 transações de sucesso. Saiba mais aqui sobre como podemos ajudar a sua empresa.
Comentários