Buscar

Conheça o Modal

Em novembro de 2021 a Galapos se juntou ao Modal como braço de assessoria financeira, M&A e Incentivos do Banco. Com a união, passamos a entregar soluções ainda mais completas e robustas aos nossos clientes, acompanhando as empresas em toda jornada de evolução. Hoje viemos contar um pouco mais sobre a história e proposta do Modal.



O Modal é um Banco de Investimentos com mais de 25 anos de história atuando em estruturação, coordenação de grandes operações no mercado nacional e parcerias estratégicas com os principais agentes e líderes internacionais.


A história do banco começou em 1995, quando ex-sócios do Banco Garantia fundaram o Banco Modal S.A. no Rio de Janeiro. Em 1999, após a expansão dos negócios, com a transformação em um banco múltiplo com carteira comercial e de investimentos, um escritório em São Paulo foi aberto. Em 2018, foi criado o Modalmais, combinando a plataforma de investimento ao banco digital, integrados em um único aplicativo.


Dois anos depois, em 2020, ocorreu a junção do Banco Modal ao Credit Suisse, um dos maiores bancos de investimento e gestão de fortunas do mundo, com o objetivo de explorar oportunidades e sinergias. Assim, passou a ser ofertado aos clientes de maneira exclusiva no Brasil uma ampla gama de produtos originados e/ou distribuídos pelo Credit Suisse.


Recentemente, em 2021, o Banco realizou um IPO, e após esse IPO, a Galapos foi convidada a assessorar o Banco na sua estratégia de expansão, quando passamos a conduzir algumas aquisições estratégicas, como a da Live On e da W2 Digital. Com o sucesso dessas transações, fomos convidados a fazer parte do grupo e, no final de 2021, incorporados ao banco num swap de 100% das ações.

Com esse movimento, a Galapos passou a fazer parte de um ecossistema disruptivo que permite ofertar aos nossos clientes soluções completas de banco, mantendo nossa independência, mas contando com uma estrutura muito mais eficiente para gerar ainda mais valor através da consolidação do Modal Empresas.


Além do Banco digital, com o Modalmais, o Modal Premium e diversas soluções financeiras para pessoas físicas, através das plataformas de investimentos e serviços bancários, o Modal possui outras áreas estratégicas como o Modal Empresas, Modal as a Service, Educação Financeira e nossa parceria estratégica com o Credit Suisse.


O Modal Empresas é a frente do Banco responsável por entregar soluções completas para nossos clientes PJ, com o conceito de Full Service Shop, podendo assessorar as companhias em todo o ciclo de crescimento.


O ecossistema do Modal Empresas pode entregar soluções do dia a dia, como necessidade de câmbio, hedge e gestão de caixa da empresa, até soluções mais transformacionais, como levar a companhia a um IPO ou atuar estrategicamente em M&A e Gestão de Valor. Ainda possuímos um braço de Mercado de Capitais, estruturando operações de DCM e ECM, Real Estate, com soluções para o mercado imobiliário, e o MaaS, entregando uma infraestrutura completa para empresas poderem oferecer soluções financeiras nas suas próprias plataformas.


Desde que nos unimos ao Modal, entendemos que os DNAs eram muito semelhantes no propósito de construir relações profundas com nossos clientes, fazendo parte do processo de evolução das companhias.


A Mesa de Clientes do Modal é nossa área focada em soluções completas de tesouraria, auxiliando os clientes nas operações de câmbio, derivativos (tanto de moeda quanto commodities) e na gestão de caixa, aplicações e investimentos.


Para demandas de câmbio, auxiliamos tanto em operações de compra e venda de moedas estrangeiras como em derivativos que protegem contra a variação cambial. Como diferencial, além das taxas competitivas, costumamos ajudar os clientes no entendimento das operações e no melhor planejamento cabível, analisando estratégias de hedge para redução de risco.


Se sua empresa importa, exporta ou está buscando soluções em investimentos, nosso time está à disposição.



O Modal Empresas tem também um time especializado em operações com o Mercado de Capitais.


Para que os clientes Modal cresçam em todos os ciclos, o banco presta assessoria financeira na coordenação e distribuição de ofertas públicas no mercado de dívida, como debêntures, notas comerciais, CRI, CRA e FIDCs. Além disso, também conduzimos a estruturação de operações de equity, como emissão pública de ações (IPO e follow-on´s).


Participamos de todo o processo, desde o entendimento do objetivo da companhia, buscando entender qual é a melhor ferramenta existente, até a estruturação completa da operação e o mapeamento e distribuição dos papéis no mercado, conectando investidores às companhias.


O mercado de capitais pode ser uma alternativa excelente para financiamento de empresas que estão em expansão, seja para investimentos em estrutura, compra de insumos e materiais, aquisições estratégias ou refinanciamento de dívidas. Conte conosco para entender melhor e avaliar todas alternativas.


O Modal as a Service é o braço do banco que disponibiliza às empresas oferecer produtos e serviços financeiros no seu próprio ecossistema. Uma solução completa para transformar o seu negócio, trazendo mais ofertas sem tirar o foco do seu core business.


Através de uma plataforma whitelabel, a companhia pode passar a oferecer um conjunto de soluções financeiras para seus clientes e parceiros, entregando um atendimento completo e capturando ainda mais valor e resultado, possibilitando atrair novos clientes e gerar novas fontes de receitas, evoluindo digitalmente e reduzindo custos do seu negócio. Utilizando a infraestrutura completa do Modal, a empresa pode entregar serviços completos de banco, como conta digital e cartão de crédito, além de seguros, investimentos, crédito e consórcios.


Dessa forma, o MaaS conecta fintechs e proporciona soluções como ecossistema aberto, melhorando o contato com os clientes.



Real Estate é o braço do Modal focado em soluções de funding para o mercado de incorporações imobiliárias e soluções de crédito para pessoas físicas e jurídicas com ativos reais como garantia.


Nosso time entende a necessidade do projeto e o perfil dos ativos envolvidos para buscar a melhor solução, seja como crédito direto ou via mercado de capitais, com diversas possibilidades de eficiências em comparação com linhas de crédito tradicionais. Possuímos alternativas tanto para viabilizar compra de terreno e obras, quanto participação em empreendimentos, crédito com garanita em estoque e antecipação de recebíveis do setor.


Se você é uma incorporadora ou construtora com projetos em estágio inicial ou avançado, conte com nossa equipe para entender e aprofundar estas alternativas.

 

Para conhecer mais sobre cada uma das frentes continue acompanhando a Galapos nas redes sociais:




Não perde a continuação dessa série de posts, vamos descomplicar e contar um pouquinho mais sobre todos os serviços e funcionalidades ofertadas pelo Modal!