Venture Debt é um tipo de financiamento que combina características de dívida tradicional com elementos de financiamento de capital de risco. É geralmente direcionado a startups e empresas em estágios iniciais que desejam obter capital adicional para financiar seu crescimento e desenvolvimento, mas preferem evitar diluir ainda mais a participação acionária dos investidores.
Entre as possíveis destinações do recurso de um venture debt estão:
Capital de giro para financiar ciclo operacional da empresa
Fusão e aquisição (M&A)
Recompra de ações para reestruturar o cap table da empresa
Financiamento de equipamentos (capex) para expansão da operação
O processo leva em torno de 4 meses e o investimento pode ser acessado por pequenas e médias empresas de todos os setores que sejam inovadoras e tenham potencial de crescimento.
Normalmente, os requisitos para acessar o investimento são:
Receita mínima, a depender do fundo;
Estar entre os estágios de crescimento referentes a seed, series A, B e C, a depender do fundo;
Passar por um momento transformacional: forte crescimento orgânico, conquista de mercado e ganho de escala; investimentos em tecnologia; crescimento inorgânico e situações especiais de aprimoramento da estrutura de capital;
Governança corporativa estruturada
Dispor de garantias, tais como fluxo de recebíveis, aval dos sócios, ativos intangíveis e ativos reais. As garantias são definidas caso a caso;
Seguir contratos de covenants, tais como índices de liquidez, alavancagem, performance, controle sobre aplicação de recursos, boas práticas de governança.
Conte com a Galapos para tirar todas as suas dúvidas.
Comentários