top of page
Buscar

Finep 5G e Sustentabilidade

As linhas temáticas da Finep lançadas recentemente são mais uma oportunidade para empresas captarem recursos para projetos de inovação com custo baixo e carência alongada. Confira mais sobre as linhas e escute nossa entrevista com Bruno Camargo, gerente da região Sul da Finep.

Texto de Angelo Vasconcellos, do time de projetos da Galapos


Galapos Cast episódio #2 - entrevista com Bruno Camargo, gerente da regional sul da Finep


FINEP Sustentabilidade


O revolucionamento industrial transformou a integração da sociedade com o meio ambiente, tendo um aumento no uso dos recursos naturais. Sendo assim, as mudanças de clima e esgotamento de recursos naturais tem motivado a realizar práticas sustentáveis nas indústrias, buscando criar por meio da inovação a redução do impacto ambiental e, ao mesmo tempo, preserva os recursos. Sabemos que é necessário ter um equilíbrio social e ambiental.


No cenário atual econômico, existem diversos incentivos concedidos pelo governo federal para que as empresas invistam em práticas sustentáveis. A Finep, empresa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou o Finep Sustentabilidade, que vai promover melhores condições de financiamento para projetos de empresas que utilizam a tecnologia para melhor sustentar seus processos.


A proposta apoiada pela Finep Sustentabilidade tem taxa de juros anual reduzidas, apresentando carência de até quatro anos e prazo total de até 12 anos, dependendo da relevância e inovação da proposta. As ações de desenvolvimento sustentável da Finep incluirão propostas inovadoras para solucionar problemas como: redução do uso de recursos naturais diretamente no processo produtivo, notadamente a água; aproveitamento de resíduos sob o conceito de economia circular e que diminuam o uso de recursos naturais; reuso agrícola e industrial de água; redução de perdas no sistema de abastecimento de águas urbano e rural; eficiência e uso racional da água em processos de produção, incluindo irrigação; soluções tecnológicas que ampliem o uso racional da água e o acesso à água e esgoto.


Figura 1. Imagem retirada do Facebook da Finep.


FINEP 5G


A tecnologia 5G já é realidade em alguns países pelo mundo, mas ainda é uma novidade esperada no Brasil e principalmente na indústria. Possibilitando uma maior conectividade aos processos, deve impulsionar no setor industrial, o uso de máquinas inteligentes e uma conexão de equipamentos e armazenamento de dados. Dessa forma, as indústrias que estão investindo em novas tecnologias, como o 5G, terão uma vantagem competitiva diante daquelas que ainda não se alinharam ao que os especialistas estão chamando de “A nova revolução industrial”.


A Finep Inovação e Pesquisa, empresa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, lançou uma nova linha de financiamento, o Finep 5G, que utilizará os recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações, para apoiar o desenvolvimento do 5G no País. A ação contempla duas linhas especificas e ambas o prazo de carência pode ser de até 3 anos, e o prazo total de pagamento, de até 20 anos. Segue abaixo a descrição de cada linha:


Segue abaixo a descrição de cada uma das linhas de ação:

  • Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I): Destinada a propostas de desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para infraestrutura de rede e de novos produtos, processos e serviços potencializados pela adoção da tecnologia 5G. As propostas a serem apoiadas podem contar com condições especiais, caso apresentem uma das seguintes características:

- Porte: Proponente de até Médio-Grande Porte (Receita Operacional Bruta de até R$ 300 milhões); - Região: Proponente presente no Norte, Nordeste ou Centro-Oeste; - Dispêndios em P&D Interno: Proponente com dispêndios em P&D Interno igual ou superior a 10% da Receita Operacional Líquida, no último exercício fechado; ou - Cooperação ICT-Empresa: Dispêndios junto a ICTs, com participação mínima de 5% do valor do projeto.

  • Redes: Destinada a propostas de implantação de empreendimentos vencedores da licitação das radiofrequências no Leilão 5G – inclusive mercado secundário – bem como para instalação de redes 5G privadas. A submissão de projetos para esta linha está vinculada à realização do Leilão.


Figura 2. Figura retirada do site da Finep


Para saber mais ou combinar uma conversa com nosso time para avaliar o potencial de enquadramento dos projetos e iniciativas da sua empresa, entre em contato com a Galapos aqui no site ou pelas nossas redes sociais.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page